sábado, 12 de março de 2011

Idade e velhice


Lembro, quando criança, o hábito de calcular qual seria a idade das pessoas no ano 2000. Quanto diversão pensar que uma pessoa de quase 30 anos era velha. 

Quando adolescente olhava as pessoas mais experientes e imaginava o quanto de vida estava acumulada e comecei a perder a noção da idade das pessoas. Mas, a vida passou a ser representada pela disposição que conseguia perceber em cada um. Assim, não conseguia ver meu pai como um idoso e sei que minhas cunhadas (um pouco mais de duas décadas mais velhas que eu) são jovens, pois são animadas e cheias de planos (...).

Mas, o melhor aconteceu ontem: cheguei de uma consulta médica e explicava ao esposo os detalhes da conversa com a médica - incluindo os detalhes dos exames que precisarei fazer - mais as preocupações e justificativas de cuidados para adiar a menopausa (ainda não cheguei aos 40 e a bendita me persegue). O filho, que usava o aspirador, começou a ficar por perto e queria ouvir mais. Depois de um espaço de tempo resmungou:

- O que é isso? Eu não tenho mãe em idade de menopausa aqui, não!

Ufa! Ainda bem que ele não vê os adultos como eu via na idade dele.

Nenhum comentário: